quinta-feira, 9 de abril de 2015

9 de abril, dia da Biblioteca!

Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, biblion - "livro", e ϑήκη theca - "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros, documentos tridimensionais e demais coleções. Porém esse velho conceito de "depósito de livros" hoje foi redefinido para "espaço / ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHSDVD ou bancos de dados (arquivos em pdf, ou doc world).
Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca - espaço próprio para este tipo de material informativo.
A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais. As Bibliotecas também são denominadas CDI (centros de documentação e informação).
As bibliotecas são espaços culturais não muito valorizados pela população brasileira, deixando os valores de educação e costumes sempre relegados e postos de lado em detrimentos de valores flutuantes, temporários e, muitas vezes, deturpadores dos valores que fortalecem a vida social. Como exemplo são nossas referências musicais atuais que não têm força de mensagens e expressões culturais duradouras.
Valorizem esses espaços, levem seu filhos e proporcione à eles e a você mesmo um enriquecimento cultural e social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário