sexta-feira, 10 de abril de 2015

10 de abril, dia do início da Ditadura militar no Brasil

Humberto de Alencar Castelo Branco (Fortaleza20 de setembro de 1897 — Fortaleza, 18 de julho de 1967) foi um militar e político brasileiro. Foi um dos articuladores e primeiro presidente do período do Regime Militar instaurado pelo Golpe Militar de 64. Para ele, os principais objetivos do golpe militar eram impedir que o comunismo se instaurasse no Brasil, recuperar sua credibilidade internacional e recuperar economicamente o país. Uma das primeiras medidas de seu governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa brasileira, que passou a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos. Era filho do general Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta Alencar, membro da família do escritor José de Alencar.
Esse período da guerra fria possibilitou vários golpes militares nas Américas do Sul e Central visando o controle da liberdade para que esses países não se alinhassem ao regime da Rússia, potência comunista no pós segunda guerra mundial. A estratégia funcionou e o país do leste Europeu foi perdendo forças até que a guerra fria terminou no fim da década de 80, tendo como marco a queda do muro de Berlim.
Eleito por uma sessão conjunta do congresso Nacional Castelo Branco abriu um período de 21 anos de Ditadura Militar, onde as manifestações e movimentos populares eram reprimidos e rechaçados pela força bruta. Leia e estude melhor sobre esse período de nossa história para melhorar seus conhecimentos culturais e históricos de nosso país. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário