domingo, 12 de abril de 2015

12 de abril, dia em que Galileu foi condenado pela Igreja!

Galileu Galilei (em italianoGalileo GalileiPisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642 ) foi um físico,matemáticoastrônomo e filósofo italiano.
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrantes do Grão-Ducado da Toscana.
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna.
Em 12 de abril de 1633 Galileu foi condenado pela inquisição da Igreja por heresia. O pai da ciência moderna estava sendo condenado por questionar vários dogmas impostos pela igreja durante séculos. Teve que admitir que estava errado para não ser jogado na fogueira. Foi divulgado como louco por suas idéias para não infringir os valores do clero.
Lecionou na universidade de pisa na Itália, pai de 3 filhos e faleceu em 1642, com 77 anos e se encontra sepultado em Florença, na basílica de santa Cruz, junto à Maquiavel e Miquelângelo. Muitos pensam que Galileu foi morto pela Igreja, mas após ter admitido está errado sobre suas idéias a igreja o deixou vivo. Quem foi morto foi Giordano Bruno anos antes por defender idéias semelhantes às de Galileu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário