quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Esporte de Mesa fará parte da comemoração dos 51 anos de Felipe Guerra!

Dentro da programação dos 51 anos de emancipação política de nossa cidade, resolvemos mostra mais um esporte que é muito praticado em nossa região, o jogo de Sinuca. Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado no Brasil, e constitui uma variante do pool, um jogo de mesa inventado em 1875 na Grã-Bretanha. Neste jogo dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84 m X 1,42 m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta) mais a bola branca.
O termo sinuca é usado popularmente no Brasil, no entanto, em sua origem, o termo sinuca é um abrasileiramento do termo inglês "snooker". Este jogo de "snooker", ou sinuca no Brasil (que, com o tempo, sofreu também pequenas adaptações em suas regras, mas ainda assim, a um observador mais atento não pode ser confundido com os diversos jogos de bilhar existentes e que ganham muitos nomes conforme a região em que são praticados. (e.g. mata-mata, bola 8, bola 9, vida, fuca, 21, carolina, etc.) A diferença é, também, que muitos deles foram criados nos Estados Unidos e não na Inglaterra, como é o caso do snooker.
Como a nossa modalidade mais praticada é o confronto de 2 participantes, com 4 bolas cada e alternando jogadas para ver quem, com a caramba, mete primeiro as suas bolas, esse torneio vai atrair várias pessoas de vários lugares para fazer o maior torneio de SINUCA da região.
Agradecemos desde já ao Prefeito Haroldo Ferreira ofereceu todo o apoio ao evento e diz ficar feliz por incentivar esse tipo de esporte que é muito praticado, mas nunca visto como esporte na nossa cultura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário